O Projeto Adandozan 2010/12 tem por objetivo a criação de uma peça de teatro, um vídeo e uma instalação baseado no livro Esclaves (edições Lattès, 2009), do dramaturgo e escritor togolês Kangni Alem. Esclaves conta a história de um mestre dos rituais Vaudoun (babalorixá) e do rei de Abomey (Adandozan), que foi traído e depois vendido em 1818 a um negociante inglês que o enviou ao Brasil. Ele vai retornar a sua terra natal em 1836 como muçulmano. Tendo se convertido durante a revolta dos Males, em Salvador (1835), participou dela ativamente como um dos líderes. Adandozan mudou pelo menos três vezes de nome. O percurso deste mestre de rituais é emblemático como de toda uma população de "Afro-brasileiros" que se estabeleceu no século 19 ao longo da costa do Golfo da Guiné (África Ocidental), vinda do Brasil, especialmente de Salvador, Bahia. A maioria dos escravos expulsos do Brasil eram negros que foram alforriados antes da abolição da escravidão no Brasil (1888).
Surpreendentemente, esta rede transatlântica parece renascer hoje, em um contexto pós-colonial, onde os laços econômicos entre o Brasil e África têm fortalecido novamente. Este movimento também anuncia a emergência de um novo tipo de imigração com redes transnacionais estabelecendo pontes entre países regiões chamadas “emergentes”.
A criação da peça oferece a oportunidade de efetuar uma revisão crítica sobre a história das comunidades afro-brasileiras. Um trabalho sobre a memória contemporânea dos descendentes afro-brasileiros, que foram africanos que viraram brasileiros e voltaram para áfrica . Os frutos destas investigações servirão de materiais artísticos nos processos criativos durante ateliers interdisciplinar de etnocenologia. A peça apresentará uma série de instalação,vídeo e quadros cruzados de interlúdios musicais, inspirados em Hêviesso ou de Shango (orixá do candomblé no Brasil).
O espetáculo será criada em Lomé em Outubro de 2012 e no Brasil. Iremos utilizar um barco à vela - "um brigue de 107 toneladas" que se assemelha as embarcações em que veio o mestre de rituais (aka Miguel e Djibril Sule) no litoral Africano, em seguida, norte-americana.
Um projeto de CURIO (Saint-Michel/Orge, France) em colaboração com o Atelier Théâtre de Lomé (Lomé, Togo), e o Grupo de Teatro Experimental Experimental Capixaba (Vitoria, Brasil). Em parcerias com l’IRIS (Institut de recherche interdisciplinaire sur les enjeux sociaux Sciences sociales, politique, santé -UMR 8156), Université Paris 8, Université du Bénin (Lomé, Togo), e a Maison des Sciences de l’Homme Paris-Nord, Universidade Federal do Espírito Santo de Vitoria (Brésil).
Colaboraçãos:
IRIS Institut de recherche interdisciplinaire sur les enjeux sociaux (Sciences sociales, Politique, Santé)- Paris
Université de Lomé (Lomé, Togo) UFES (Vitoria, Brésil) UFBA (Bahia, Brésil)IRIS Institut de recherche interdisciplinaire sur les enjeux sociaux (Sciences sociales, Politique, Santé)- Paris
A project coordinated by CURIO
http://www.adandozan.info/16.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário